Como prevenir intoxicações alimentares
Intoxicação Alimentar, um mal silencioso em sua alimentação.
Comer fora de casa pode ser perigoso quando não sabemos da procedência e do modo de preparo dos alimentos que iremos consumir. A manipulação, conservação e manipulação erradas deste alimento podem contamina-los com bactérias como o Clostridium botunliun, Salmonella, Eschericha coli e Sthapylococus.
Essas bactérias na maioria dos casos são causadoras de infecções no corpo de quem as ingere causando a intoxicação alimentar. A intoxicação alimentar é algo comum que ocorre com a ingestão de agua e alimentos contaminados por bactérias, vírus e fungos.
Sintomas
Diarreia, vômitos e náuseas, febre, cólicas abdominais e desidratação são alguns dos sintomas de intoxicação alimentar.
Estes sintomas poderão aparecer em até 72 horas após a ingestão do alimento contaminado e poderão durar até 4 dias, podendo variar sua intensidade de acordo com o microrganismo contaminador.
Tratamento
Com a intenção que o corpo mantenha a quantidade de liquido adequada a ingestão de líquidos e o repouso são os principais cuidados no caso de intoxicação alimentar.
Os principais cuidados serão:
- A ingestão de líquidos ricos em nutrientes, como água, sucos naturais e água de coco e gelatina.
- Consuma alimentos leves como sopas e frutas biscoitos.
- Evite a ingestão de alimentos laxativos como mamão, ameixa e laranja, laticínios e cereais integrais.
No caso da persistência dos sintomas procure seu médico pela Golden Cross, não haverá carências para as consultas e exames, e você receberá as orientações e cuidados necessários para o tratamento da intoxicação alimentar.
Cuidados
Para prevenir intoxicações alimentares e evitar reincidências alguns cuidados são indispensáveis.
- Lave bem as mãos antes das refeições e também antes de manipular algum alimento.
- Certifique-se que os utensílios de cozinha estão limpos
- Lave bem os alimentos antes de prepara-los, a atenção deve ser redobrada para os alimentos que serão consumidos in natura.
- Verduras e hortaliças que serão consumidas cruas deverão ser mergulhadas em uma solução de hipocloridro de sódio ou em uma solução preparada comum a colher de agua sanitária para cada litro de agua necessária para a imersão.
- Evite a ingestão de carnes mal passadas e cruas e de ovos mal cozidos.
- Não coma alimentos em conserva cujas embalagens estejam amassadas ou estufadas.
- Esteja atento as datas de validade e as formas de conservação indicadas pelo fabricante.
Sua alimentação e sua saúde podem estar mais seguros com alguns cuidados. Invista sempre no que te faz bem. Faça sua parte!